quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Igreja da Sé

O primeiro prédio da Sé de Olinda, construído no período 1537/1540, era simples, mal construído, feito de taipa de mão em estilo barroco, e tendo como patrono o Santíssimo Salvador do Mundo Jesus Cristo. Como o prédio ameaçava desabar, foi edificada, em seu lugar, uma outra construção em estilo gótico, a qual foi concluída em 1584, graças à intervenção do Frei Antônio Barreiro, o terceiro bispo do Brasil. Nesse segundo projeto, foram erguidas várias capelas laterais, como as de São João e a dos Reis Magos.
Um ponto importante a ser lembrado é que a antiga fachada (desaparecida) da segunda Sé, deu lugar ao prédio atual; e que o terceiro templo - a presente Sé Catedral de Olinda -, foi edificado pelo Arcebispo D. Miguel de Lima Valverde em 1919. E representou, durante três séculos, o centro da vida religiosa do Estado de Pernambuco.

A sua localização na chapada da mais elevada colina da cidade, é magnífica e imponente. Há uma bela paisagem, sendo possível visualizar tanto Olinda quanto o Recife. Em volta do templo, há lojas e muitos artesãos que vendem produtos e artefatos regionais - roupas, talhas, pinturas, comida, entre outros. O espaço em torno da igreja encontra-se bem conservado, contando com vários quiosques de água de coco, e com mulheres que vendem uma das melhores e famosas tapiocas do Brasil, como vendem também queijo de coalho frito e bolinhos de acarajés, além de oferecerem outras deliciosas iguarias da cozinha pernambucana.

A Sé de Olinda representa um ponto turístico obrigatório, para todos aqueles que visitam Pernambuco.

Nenhum comentário: